Busca

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O peixe morre pela boca...

O PEIXE MORRE PELA BOCA...
Aula 5 - EBD - 3/11/2013

    A capacidade de falar é reservada exclusivamente para ao ser humano, é, portanto, o meio pela qual nos comunicamos e expressamos o que sentimos, diferente dos animais que se expressam por meio de sons e sinais ininteligíveis, expressamos o que é interior através da fala, da palavra. Então, podemos conceituar que a fala é a capacidade que o ser humano tem de exteriorizar um sentimento interno. Assim, exteriorizamos o que temos de mais profundo de nossa alma. Não é a toa que a Bíblia nos diz que "a boca fala aquilo que o coração está cheio" (Mt 12:34b). Então, inferimos que a manifestação da fala  mostra a própria individualidade do ser humano.
    Os livros de Provérbios e Tiago são os livros que mais se expressam sobre o falar nas Sagradas Escrituras, e não são poucos os versículos. Mas tentemos aqui nos prender de forma sucinta, para não sermos, por demasia, alongados no discorrer do tema.
    Embora estejamos estudando (4º trimestre de 2013) nos meses de outubro e novembro o livro de Provérbios, o livro de Eclesiastes (que estudaremos em dezembro), fala sobre o tempo de falar e de calar (Ec 3:7), mas, quando falar?  Quando calar e que transformações podem trazer esse falar (ou não)?

    O lacônico é aquele que tem por característica o falar pouco. O termo tem origem com os espartanos, que viviam na região da Lacônia (daí o nome), e que tinham uma máxima em sua cultura que era o falar pouco. Falar pouco para não falar besteira! Literalmente! Conta a história que Filipe II (pai de Alexandre, O Grande) manda um mensageiro ao rei de Esparta dizendo: "Se entrarmos em Esparta renderemos e subjulgaremos o povo". o rei de Esparta manda o mensageiro de volta a Filipe com o recado que entrou para a história. "Se...", Platão dizia que "o sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.", um provérbio chinês diz que "há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida", pois então, com base nisso, podemos dizer que entre muitas culturas o falar pouco é sinônimo de sabedoria. Não há dúvida que há momentos de falar e calar, tomemos aqui Jesus Cristo crucificado, instantes antes de sua morte. Um ladrão de cada lado, um pergunta se ele não é Deus para que tire eles dali, Jesus não lhe responde nada (fica calado), o outro diz que ele está ali pois merece estar ali, mas Jesus... o que fez? A esse Jesus responde: Ainda hoje estarás comigo no paraíso! Quando não tiver nada para falar... não fale nada, mas quando for abençoar alguém, faça! 
    O ficar calado mostra sabedoria, a Bíblia diz que até o tolo calado se passa por sábio (Pv 17:28), mas vimos dessa forma que há uma hora para tudo (falar ou calar), e que o sábio, mais fica calado do que fala. Mas, e então, quando devemos falar?
    Aqui há um grande problema com aqueles que são usados por Deus em profecias? Não podem falar? É obvio que podem (e devem) falar. Porém, surge um problema muito discutido hoje em dia sobre esse tal falar: "As palavras tem poder!". Por muito tempo aceitei a realidade, de nossas palavras poder "transformar" alguma coisa, mas com o passar do tempo, percebi que tipo de "poder" tem essa palavra.
    Muitos livros tem sido escritos sobre o tema, contudo, o que se tem entendido sobre o assunto pelo povo de Deus é que a nossa palavra tem uma espécie de poder mágico transformador, que pode reverter uma determinada situação, uma doença, por exemplo. A repetição dessa palavra ou ainda a afirmação bíblica de um versículo, como por exemplo, "posso todas as coisas naquele que me fortalece", nos tornará uma espécie de super crentes, e que a partir daí, nossa palavra terá um poder transformador divino. Alto lá. Aqui está o erro. Onde entra Deus nessa história? Perceba uma coisa... Aqueles usados por Deus, e que tem algo dEle para ser dito precisam falar (e devem falar), porém, nada além daquilo que Deus mandou falar. Essa Palavra sim tem poder de mudar! Quando somos usados por Deus para falar aquilo que Ele quer que seja dito a palavra não é nossa! É de Deus, e essa sim é transformadora! poder mudar, transformar, curar, libertar, resgatar e trazer vida! Mas observe que somos apenas intermediários do agir de Deus, e devemos falar somente aquilo que Deus tem para dizer.... o que vemos nos nossos dias são pessoas que são usadas por Deus, sim, mas que por verem o agir de Deus, falam mais do que deveriam e assim pecam! Eis o problema! Falta de sabedoria. A Bíblia fala que:

“Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo” (Pv.25:11)
“...mas o que muito abre os lábios tem perturbação” (Pv.13:3b).
“O coração do justo medita o que há de responder...” (Pv.15:28a).
"...o que modera os seus lábios é prudente” (Pv.10:19b).

Transformadora é a Palavra do Senhor, não a nossa! A Palavra do Senhor é que cura a doença, não a nossa!
    Mas podemos nos perguntar: Por que quando uma palavra dura, áspera, que denigre ou diminui é liberada por alguém, do tipo: "você nunca será ninguém!" ou "você não faz nada direito!" faz com que o receptor da mensagem, "mude"? Será que essa palavra (exclusivamente humana ou demoníaca) é transformadora? Ou será mais persuasiva e instigativa?
    Pontuemos isso, a transformação da Palavra de Deus acontece de forma milagrosa: o que está errado se transforma em certo! O impossível se torna possível. Simples assim! É o que a Bíblia diz de: "onde abundou o pecado, superabundou a graça. (Rm 5:20), a suposta transformação pela palavra do homem, acontece de forma maciça, ininterrupta e sucessiva. É o pai que na primeira oportunidade diz  para o filho que ele é inútil ou a esposa que diz para o marido que ele é um fracassado até um amigo que diz para o outro que esse curso que você faz é um porcaria, e por que não dizer, quando nós mesmos nos sugestionamos que essas palavras são verdades! Quando na verdade são mentiras (persuasivas) de Satanás ou  palavras de alguém que mostra um coração cheio pecado. Dá para entender por que Tiago diz: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvirtardio para falartardio para se irar" Tg 1:19
    Nós não somos assim, cristãos tem (ou pelo menos deveriam ter) um coração preenchido pelo Espírito Santo de Deus, que expressam a vontade do Espírito Santo, e as expressam através de nossas palavras!

A Palavra de Deus tem poder para mudar! Seja um instrumento de Deus e transmita essa verdade!

Bons Estudos!

Fernando e Isabella


Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário