Busca

terça-feira, 3 de setembro de 2013

O porque das coisas (PARTE I)



Uma das primeiras perguntas da humanidade poderia muito bem ter sido essa! Com essa pergunta as grandes descobertas da humanidade foram feitas. Com ela muitas respostas foram obtidas e medos foram encarcerados para sempre. "Por que as maçãs caem para baixo e não para cima?" BAM! Lei da Gravidade! É o “poder” da pergunta!.
Aprendi desde muito cedo, que se algo foi escrito é porque é importante e expressa o pensamento daquele que escreveu.. Na Bíblia acontece da mesma forma e se está escrito é porque é importante, e expressa o pensamento daquele que a escreveu! Às vezes, detalhes aparentemente banais, de “pouca importância” para o leitor, são deixados de lado, entretanto, carregam em si, grandes tesouros e ensinamentos invisíveis aos olhos descuidados de nós, os leitores.
Porém, um problema nos nossos estudos através da Bíblia são as perguntas sem respostas. Não raras vezes nos perguntamos porque isso ou aquilo foi escrito. Mas se está lá. É importante. A pergunta, no estudo da Palavra de Deus, nos levará a descobrir coisas grandes e maravilhosas, mistérios até então escondidos. A busca por respostas nos farão descobrir esse tesouros. Contudo muitos deixam de lado essa busca e simplesmente aceitam o fato. (ver artigo “poder da crítica”)
   
As perguntas são de importância capital no estudo da Palavra de Deus.  A Bíblia está repleta de indagações feitas nas mais diversas situações, algumas delas feitas ao próprio Jesus e outras feitas por Ele. Podemos notar que boa parte delas (com algumas exceções) tem respostas. Perguntar o por quê é uma alternativa pertinente tendo em vista que a bíblia diz que “tudo o que está oculto será revelado”.(Lc 12:2). Contudo, temos um certo anseio com relação à pergunta: “...está oculto o quê?”
Não aprendemos de Deus, em muitas ocasiões, porque não ousamos perguntar o porque. Não buscamos entende-Lo, ou que Ele mesmo nos faça entender. É claro que, inevitavelmente algumas de nossas perguntas não têm respostas imediatas, mas sempre haverá uma!
Por meio das perguntas, descobrimos respostas e verdades (escondidas). Isso forma em nós um modo “crítico” de pensar e nos mostra quando algo está "estranho". Muitas vezes o povo de Deus é enganado e induzido a aceitar mentiras como sendo verdades, por pura falta de conhecimento. É claro as verdades não são fáceis de se perceber. Muitas vezes parece até impossível, mas estão lá. Descobrir esses mistérios escondidos leva tempo e estudo com afinco das escrituras. Descobrir esses tesouros escondidos independe de idade cronológica do cristão ou do seu tempo como tal. Depende tão somente de "perder um pouco de tempo" no estudo da palavra e não desistir jamais de descobrir tais ensinamentos.

Como um pai amoroso, Deus jamais se negará a respondê-lo, é obvio que algumas vezes, não de forma imediata, pois, como um pai conhece o filho, certas respostas não podem ser dadas antes que tenhamos maturidade espiritual o suficiente para entendê-las. Mas.... pergunte!

Bons estudos!
Fernando e Isabella

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário