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domingo, 29 de dezembro de 2013

CRISTÃOS... SERES DE DUAS DIMENSÕES!

CRISTÃOS... SERES DE DUAS DIMENSÕES*
Ec 11: 9,10 e 12: 1-14

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/03/dois-mundos.jpg   O livro de Eclesiastes passeia por uma série de assuntos intrigantes e ao mesmo tempo preocupantes. Ao mesmo tempo que Salomão parece ter uma visão otimista de um futuro com Deus, às vezes parece pessimista demais, ao longo dos assuntos de Eclesiastes estão: "o tempo para todas as coisas", "o cumprimento das obrigações com o Senhor", "a ilusória prosperidade dos ímpios", "a questão do lançar o pão sobre as águas" e agora chegamos ao ponto em que Salomão faz um resumo de toda a sua obra em 5 versículos (Ec 11: 9-14). O temor do Senhor em todo o tempo.
    O tema é recorrente no livro de Provérbios e embora fale em diversas ocasiões sobre que tudo na vida é vaidade, ele foca que de todas as vaidades sobre a Terra, uma coisa não é, e nem jamais será: "O temor do Senhor!" (Ec 12:13)
    Já vimos que o Livro de Eclesiastes é o livro da velhice de Salomão, e nesse período da vida do rei, ele chega ao limiar de duas dimensões da existência humana, a Corporal e a Espiritual.
    Vimos, que tudo aquilo que é feitura das mãos de Deus tem um ínicio. Tudo começa em algum lugar e após esse início, tem um fim ou a eternidade pela frente. Apenas Deus é sobre o tempo e para Ele, não há início ou fim, de outra forma, "...não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas" (Hb 4:13), então, aos olhos de Deus tudo é como o agora.
     Portanto, todas as coisas que Deus criou, tiveram um início. Em nosso caso, teremos a eternidade após o período que passaremos aqui nessa Terra.
     O Livro de Eclesiasites tem um tema central, que é fácil de descobrir desde o primeiro capítulo do Livro até o final dele: "...vaidade de vaidades, tudo é vaidade" (1:3 e 12:8). E como vimos, tudo é muita coisa, porém, a extensão do tudo de Salomão está restrito à essa terra, em que vivemos por um período determinado, entre o nascimento e a morte do corpo físico, que delimita a primeira parte da nossa vida: A dimensão Corporal. E é aqui que começaremos o nosso estudo.
    O ser humano é um ser tricotômico (ou tripartite), ou seja, é feito de corpo, alma e espírito. Enquanto em vida, os três são inseparáveis, coabitam em unidade, naquilo que a Bíblia chama de alma vivente (Gn 2:7). Embora coabitem em unidade, os três são distintos, e por serem distintos possuem uma relação que é muito próxima do nosso Deus, quando Deus é um como Pai, Filho e Espírito Santo, e é uma das razões de termos sido criados "semelhança de Deus" (Gn 1: 26).
    Embora corpo alma e espírito estejam em perfeita sintonia enquanto o ser humano está vivo, apenas a alma é o ser humano. 
    Não é muito difícil ouvirmos em nosso meio expressões do tipo: "...almas para Jesus...", "...amor pelas almas...", "... tantas almas aceitaram o Senhor...", o termo está relacionado, exatamente, em que na alma, reside o ser humano como "ser individual". O termo original hebraico no Antigo Testamento é nephesh (#H05315) e é traduzida, de forma geral, como vida. No Novo Testamento a palavra traduzida para alma (ou vida) é psyche (#G05590) e traz o mesmo significado tanto para vida (p.ex: Mc 3:4) quanto para a parte imaterial do ser humano (p.ex: Mt 10:28, 1Pe 2:11, Ap 6:9). Dessa forma, alma se refere a vida do ser humano como a essência mais intrínseca deste.
    Enquanto nesta vida terrena, temos as três partes unidas em sintonia, corpo, alma e espírito.
    É importante, então, entendermos essa relação dos três "componentes" que formam o ser humano.
    Todo ser humano é dotado de um corpo material animado por um eu pessoal imaterial.
    O corpo é aquilo que é material. Noutras palavras, é a ligação do imaterial (alma) com aquilo que é materila. É o que podemos ver, o que fica doente, o que fica com fome, é a matéria-prima utilizada por Deus para a formação do homem, é constituição de tudo aquilo que a Bíblia chama de pó (Gn 2:7, Ec 12:7).
    O espírito é a ligação do homem à Deus, é a parte do ser humano que carrega consigo não só as nuances da personalidade derivadas de Deus, mas também a dependência dEle. E o que a Bíblia chama de "fôlego de vida" (Gn 2:7) e está intimamente relacionado à atividade criadora do ser humano. Da criação terrena, apenas o homem possui esse "fôlego".
    A alma é eterna e é exatamente o que a Bíblia descreve como nephesh ou psyche. É o "eu" pessoal de cada um. À alma está relacionado aquilo que é pessoal de cada um, é a pessoa como ser, é a essência do ser pessoal, é aquilo que somos e pensamos, com todas as características únicas de cada um. A alma é dotada do que chamamos "normalmente" de livre arbítrio.
    Assim é o ser humano!
    Na alma residem os sentimentos e fatos experimentados por cada um na vida - alegrias e tristezas, acertos e erros, presente e passado, tudo forma, de maneira única e particular, e o que é experimentado na vida molda o ser humano.
    Esses sentimentos são gravados na alma do ser humano como uma marca digital, onde cada um tem uma, distinta das dos outros seres humanos. A impressão dessas marcas apenas são possíveis graças a dimensão corporal que todos possuímos como seres tricotômicos ao vivermos nessa terra.
    Essas "marcas" vão sendo gravadas na alma humana do momento em que Deus dá o sopro de vida, na concepção, até o momento em que os olhos se fecham, na morte.

   A esse intervalo vamos chamar de Dimensão Corporal e todos os acontecimentos da vida estão sendo gravados na vida eterna da alma nessa dimensão. Não é sem razão que quando Salomão fala em Ec 12:1 "​Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias". O mal dia a que Salomão se refere são os dias da velhice que antecedem a morte. 
    Perceba a importância de ensinar as crianças no caminho que devem andar (Pv 22:6), pois a hora de viver e aprender é a juventude. 
    Já parou para se perguntar, por que nós evangélicos realizamos batismos apenas quando as pessoas já tem consciência do ato que estão realizando? Pois é essa a época que a pessoas (no caso, o jovem) pode aprender o que é ter uma vida na terra pensando em uma vida na eternidade! É o que Salomão quer dizer com "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás".
    Aquilo que fizermos nessa Dimensão Corporal refletirá para a eternidade. Por isso Salomão endossa para que lembremos do Senhor enquanto somos jovens, pois ainda há, toda a vida para registrarmos essas "digitais" em nossa alma.
    Ao morrermos, o corpo torna ao pó. O espírito volta para Deus. E a alma? Ao Julgamento do Senhor!** É o que Salomão cita quando diz em Ec 11:9 que "... de todas estas coisas Deus te pedirá contas" ou em Ec 12:14 que diz: "Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más"
    A Dimensão Corporal da existência da alma humana não é menos importante que a Dimensão Espiritual dela
    O foco de muitas pessoas está na Dimensão Espiritual da alma, ou seja, naquilo que vem após a morte até a eternidade, e de fato, não estão errados pensando desse jeito, pois é nessa Dimensão Espiritual que passaremos a eternidade (com Deus ou sem Ele), mas esta não deve ser considerada mais importante do que aquela.
    Deus nos julgará (a todos, sem exceção), não por quem seremos após a morte, contudo, nos julgará pelos caminhos que trilhamos, enquanto seres humanos. E é por essa razão que Salomão encerra o Livro do jeito que começou, endossando que tudo nessa vida é vaidade (12:8), que tudo o que ele procurou escrever nos Livros de Eclesiastes e de Provérbios foi dado por Deus, o único Pastor (v. 9, 10,11), mostra que poderia escrever muito mais, porém tudo era enfado da carne (v.12). Porém, no verso 13, em um versículo belíssimo, encerra dizendo que o resumo de tudo o aquilo que ele escreveu, de Provérbios até Eclesiastes, o mais importante e dever de todo o homem é:

"...Teme a Deus e guarda os seus mandamentos..."

Bons Estudos!

Fernando e Isabella



* Nota 1: Quando me refiro a dimensões, não quero, de forma alguma, criar uma doutrina biblico-exotérica, mostrando um plano astral da alma diferenciado, ou qualquer coisa do tipo. De outra maneira, quero definir o intervalo de tempo compreendido entre o nascimento e a morte do ser humano, que defino, apenas para fins didáticos, como Dimensão Corporal e o outro espaço de tempo compreendido entre a morte e a eternidade, que também com fins didáticos, ficou definido como Dimensão Espiritual.
** Nota 2: Não quero discutir aqui a separação entre corpo, alma e espírito na morte, ou se alma e espírito são inseparáveis, se o correto é o caráter dicotômico ou tricotômico do ser humano, debater sobre a ressurreição do corpo físico ou qualquer assunto relacionado ao tema. A citação é feita dessa forma, pois desse jeito, eu creio, deixar claro o caráter tricotômico do homem nas Escrituras Sagradas. E claro que esse tema debaterei com mais calma e profundidade em ocasião oportuna.

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