Busca

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A força da crítica!

    Estamos acostumados a ver a crítica com sendo sempre algo desfavorável e desagradável, e sob um ponto de vista pejorativo, de fato o é. Entretanto, num sentido mais amplo, a crítica é unica e simplesmente uma análise. Feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual, artística, técnológica, literária, etc.. É uma apreciação. Criticar, assim, é por em prática a capacidade de julgar (de forma particular ou não) um assunto como sendo "errado", "certo", "indiferente" ou coisa que o valha. Nos nossos dias o povo de Deus tem sido levado a acreditar nas mais diversas balelas, ditas por supostos homens de Deus. Levados por "doutrinas" que não exprimem os textos bíblicos, ou se assim o fazem, de forma equivocada. 
     A crítica está sempre relacionada a duas partes. De um lado o objeto, do outro, o crítico, que é aquele que critica esse objeto. Para que análisemos de modo crítico a Bíblia, é importante definir essas duas partes. 
   Diferente da crítica artística, tecnológica ou literária, o objeto da nossa crítica (análise) é a Bíblia, sempre inerrante e infalível em tudo o que nela está escrito. Porém, é mister entender a incapacidade e limitação do ser humano de criticá-la, de ponderá-la ou refuta-la de forma a negar os fatos que lá estão contidos. É importante saber que a crítica da Bíblia, para o homem, não se dá de forma a contestar os fatos contidos lá, mas de perceber que embora possamos (e devemos) analisá-la com um pensamento crítico, jamais estaremos certos, sobre um determinado assunto, se a Bíblia disser o contrário, que estamos errados.
   Em outras palavras, a análise crítica da Bíblia, não é para provar o quamto ela (a Bíblia) está errada, incerta ou imprecisa, mas, serve para provar a medida de quanto, nós seres humanos, estamos errados, incertos e imprecisos a respeito dela.
    Saber o que é certo ou errado, à luz da Bíblia, não é um privilégio de poucos, é um privilégio para todos. É só pensar diferente!

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" "...Tua palavra é verdade..." Jo 8:32 e 17:17

Bons estudos!

Fernando e Isabella
     

Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário