
EBD 15/12/13
A FALSA PROSPERIDADE DOS ÍMPIOS
Texto base: Ec 9: 1-6
Há muito tempo tenho ouvido nas redes de televisão, por ditos crentes,
que esses por serem filhos de Deus não podem sofrer, nada mais
equivocado. É claro que se cremos que Deus é abençoador daqueles que o
buscam, e de fato o é, por que então cristão sofrem?
Há algum tempo atrás li um livro chamado: Super-crentes. Que falava
exatamente isso, ao recebermos Jesus como Salvador da nossa vida não
sofreríamos jamais, passaríamos todos os nossos dias, a partir daquele,
como super crentes, voando com asas como de águia sobre os problemas e
seríamos sobre qualquer um deles.... então por que há tantos que sofrem?
A Bíblia mente? Jamais!
A Teologia da prosperidade tem mostrado que o crente, nessa terra, não
pode sofrer. Doenças, males diversos, falta de emprego, adversidades e
outras coisas passíveis a todo ser humano foram canceladas com a morte
de Cristo. Será isso verdade?
Observemos o que diz o Salmo 73:
O salmo fois escrito por um cidadão levita chamado Asafe, músico
proeminente nos tempos de Davi, junto com Hemã. Asafe compôs (segundo
notas editoriais tradicionais) 11 salmos (73 ao 83), e no Salmo 73
começa da seguinte forma:
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Sl 73: 1
Asafe, antes de ser músico no centro da adoração em Jerusalém na época
de Davi, era um levita e vivia todos os dia da sua vida fazendo a obra
de Deus. Engana-se aquele que acha ser o levita apenas o músico ou o
ministro de louvor, mas os levitas eram aqueles separados para o serviço
na casa do Senhor ( ). Pois bem, Asafe era um desses levitas, e
no versículo um Asafe reconhece o quanto Deus é bom para com os seus,
para Israel. Para aqueles que eram limpos de coração. Parafraseando,
para os que faziam o bem, para os justos, para todos os que praticavam a
piedade e o amor. Até aqui nenhuma novidade. Não é preciso ser teólogo
para saber disso! Asafe apenas expressa aquilo que ele via e vivia:
"Deus é bom demais!". Ponto. Porém ele sabe, como veremos: Deus é bom!
Em contrapartida, os ímpios prosperam e quem serve a Deus parece sofrer
mais!
Contudo, no versículo 2-12 Asafe, expressa a sua inquietação quanto a
tudo isso, ao ponto de dizer que quase perdeu a confiança em Deus por
causa dessas coisas que viu sob o céu, e por que quis ser como eles.
"Quanto
a mim, os meus pés quase resvalaram; pouco faltou para que os meus
passos escorregassem. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a
prosperidade dos ímpios. Sl 73:2,3
No versículo 13 e 14, Asafe parece estar estressado com Deus, quando diz:
Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência. Pois de contínuo sou afligido (ferido) e cada manhã, castigado. Sl 73: 13,14
A palavra original hebraica para afligido é ferir, bater, ser machucado. (naga Ì)
Parafraseando: "Do que adiantou eu ser justo se eu pareço sofrer mais (tenho mais feridas), do que quem não é?"
Não é diferente para nós, em nossos dias, tais indagações. Já vimos no
capítulo 2 que Salomão faz essa indagação e repete agora no capítulo 9.
Com algumas diferenças das de Asafe.
Salomão não diz que só os ímpios prosperam ou que só os justos sofrem,
mas que todas as coisas acontecem de forma igual aos ímpios e aos
justos. Igualmente!
É claro que nem todos os ímpios prosperam e tão pouco todos os justos sofrem!
o
que Asafe parece mostrar, é que o todos os ímpios do mundo prosperam!
E, que todos os justos do mundo são afligidos... e isso não é verdade!
Então, porque ele diz isso?
Salomão diz que tudo acontece a todos e Asafe diz que os ímpios
prosperam mais em detrimento dos justos. Contradição? É claro que não...
Vejamos o que diz Salomão em Ec 9:3 sobre o que acontece tanto a justos
como a injustos:
"Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol..."
O que Salomão está dizendo aqui é: "O problema para o que acontece
nessa Terra é não entendermos que tudo que o que acontece para o bom
acontece para o mal". E isso dá um nó na cabeça de qualquer pessoa! Ora,
se Deus me ama, e assim sou seu servo, sofreremos menos, do que aqueles
que não servem a Deus! Nada mais falso! Quando Jesus diz que no mundo
tereis aflições ( ) ele está dizendo, exatamente a mesma coisa que
Salomão está dizendo! Não é que por sermos salvos estaremos isentos de
sofrimento. Enquanto estivermos nesse mundo sofreremos, independente de
sermos servos do Altíssimo ou não!
Nessa Terra não são melhores uns, do que outros, pois estamos todos
sob um mesmo céu! E somos tão pecadores, quanto qualquer ímpio! Porque
um salvo em Cristo Jesus deve prosperar mais que aquele não salvo? É um
conceito muito complexo de se entender, pois, na verdade não aceitamos a
adversidade sobre a nossa vida nessa Terra. Como estando, dentro da
permissão de Deus. Jó foi muito enfático nesse ponto! quando é incitado
por sua mulher a amaldiçoar Deus e morrer, Jó reponde: "...temos
recebido o bem de Deus e não receberíamos o mal?" Perceba que Jó não
está falando que Deus é mal ou que jogou um grande mal sobre ele, mas
coloca sua resposta para a esposa, dentro do conceito que "sob o céu"
acontece igualmente tudo, tanto aos justos como aos injustos. E a Bíblia
diz que Jó não pecou com seus lábios!
Não entender esse conceito é um grande mal. Salomão diz que a todos
sucede igualmente tudo. De outra forma, diz que se o homem de bem
prospera, o homem mal também prospera. Se o justo vive bem, o ímpio
também! E o contrário é igualmente verdade, pois se o homem mal sofre, o
homem de bem também sofre. Pois tudo acontece a todos! É um conceito
importante para saber! pois Salomão no versículo 3 emenda:
"...também o coração do homem está cheio de maldade..."
Num primeiro momento, parece que Salomão de tão velhinho, começa a não
organizar bem as sua ideias com relação ao que fala. Ele no início está
falando que coisas boas e coisas ruins acontecem a todos e que isso
também é um mal par nós e de repente, não mais que de repente, Salomão
fala sobre o coração do homem que está cheio de maldade... O velhinho
ficou doido! Só pode... O que tem a ver, a maldade, com o que ele estava
falando? A princípio parece que nada.... mas olhemos de outro ângulo...
O que vem a ser a maldade?
A maldade é um ato consciente?
O que nos faz escolher entre um ato de maldade ou de não maldade?
Sem dúvida, não é muito fácil defini-la. A maldade é um conceito
muito complexo de ser definido ou explicado pois ele não é absoluto,
pelo menos, não em termos psicanalíticos.
A maldade depende da nossa percepção sobre o que na verdade é a
maldade. Chegamos a esse conceito quando estamos diante de um ponto de
vista ético e moral aprendido desde a infância. Aprendemos a diferenciar
algo como sendo mal, através de uma análise que realizamos avaliando
determinados comportamentos e atitudes.
A maldade humana tem sido muito estudada pelos mais diversos campos,
como a psicologia, sociologia, antropologia, psicanálise, história,
entre tantos outros.
Podemos iniciar com um conceito genérico sobre a maldade: que é uma
atitude consciente, na forma que provoca algum tipo de dano a outrem. O
ser humano, por conta do pecado, está dividido por uma linha muito fina
entre a maldade e a bondade, entre o certo e o errado, entre o bom e o
mal.
A escolha pelo
bem ou pelo mal está intimamente ligada a uma situação ambiental
relacionada ao próprio indivíduo. Por exemplo: Numa briga entre marido e
mulher, quem é que está errado? Ele? Ela? Os dois?...Independente de
quem esteja certo ou errado, quem está errado nunca está 100% errado,
pode estar 99,9% errado, mas totalmente errado, jamais! Isso é
consequência do pecado quem habita em nós. E dessa forma, para não nos
prejudicarmos 100% transferimos parte dessa culpa para o outro causando
um dano, muitas vezes indevido à parte inocente. Maldade.
Quando Paulo fala em1 Co 11: "examine-se
o homem pois a si mesmo e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois
quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si". A
pergunta é: Discernir o corpo de quem? Paulo está falando para o homem
rever seus pecados e pedir perdão à Deus para participar da ceia? É
claro que sim! Isso está escrito na Bíblia! E se está escrito é porque é
verdade! Contudo, perceba mais uma coisa: Paulo diz que examinar-se
quer dizer, reconhecer que somos pecadores e que para participarmos da
ceia precisamos pedir perdão a Deus! Isso é fato! Mas precisamos faze-lo
sabendo (ou discernindo) o corpo que temos. Um corpo 100% pecador! Não
99,9% de culpa, mas toda a culpa que há em nós deve ser despida diante
de Deus para não trazermos condenação sobre nós. O que Paulo diz é que
devemos nos despir de toda a maldade que há em nós pois somos 100%
pecadores!
Entendendo
essa verdade: Um corpo 100% pecador, quem julga os nossos pecados não
somos nós! Mas o próprio Deus! É óbvio que se fôssemos julgar a nós
mesmos um pecadinho ou outro passaria despercebido, pois a nossa mente
tem uma capacidade imensa de racionalizar as nossas ações. Mas quando
reconhecemos o corpo 100% pecador que temos, e deixamos o julgamento
para Deus, nos despimos da maldade de querer depositar parte da culpa em
alguém e somos julgados pelo Senhor para não sermos condenados com o
mundo. Veja o que Paulo diz a respeito:
"
Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas,
quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos
condenados com o mundo" 1 Co 11: 31,32
Quando Salomão fala que o coração do homem está cheio de maldade ele
está lembrando de uma situação intrínseca de todo ser humano, sob o céu.
A maldade!
Mas e a prosperidade dos ímpios?
Salomão tem uma visão mais ampla do que a visão de Asafe no Salmo 73,
Salomão sabe muito bem que o que acontece com o bom acontece com o mal.
Então analise a situação de Salomão... um rei, que teve tudo o queria,
um reino firmado e confirmado, considerado o mais rei mais sábio entre
todos os reis (excetuando Jesus), que antes dele não houve e nem depois
dele haverá sabedoria tamanha, ver o que Ele viu é fácil, Salomão estava
gozando de uma vida boa... e Asafe? Note o que ele diz no capítulo 73
do livro de Salmos:
"... quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos..." (v2)
"... eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos...." (v3)
"... Para eles não há preocupações..." (v4)
"... o seu corpo é sadio e nédio (brilhante)..." (v4)
"... Não partilham das canseiras... nem são afligidos como os outros homens..." (v5)
"...Os olhos saltam-lhes da gordura... do coração brotam-lhes fantasias...." (v7)
"... Motejam (falam sarcasticamente) e falam maliciosamente..." (v8)
"... Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos..." (v10)
"....sempre tranquilos... aumentam suas riquezas..." (v12)
Qualquer um de nós estaria estressado como Asafe estava...
Asafe era levita, trabalhava no templo do Senhor todos os dias, recebia
para seu sustento e de sua família uma parte dos dízimos entregues no
Templo. Era músico e, junto com Hemã, ministrava cânticos continuamente
em Jerusalém. Não tinha direito à terra ou posses, nem ele nem sua
família, por serem da tribo de Levi, acordava cedo, dormiam tarde,
ralavam de sol a sol e patrimonialmente ficava na mesma, não tinham
posses! Enquanto os ímpios que Asafe observava estavam muito bem...
obrigado! Asafe fala que faltou pouco para ele abandonar sua vida e seu
deus para ser igual aqueles homens. Note que se Asafe invejava os
ímpios... quer dizer que ele não tinha nada daquilo que ele invejava nos
homens maus. Asafe não era próspero financeiramente, vivia preocupado,
trabalhava igual a um louco e seu corpo provavelmente tinha um aspecto
de cansaço físico, não fazia muitos planos, e enquanto ele tentava fazer
o que era certo para com as outras pessoas via os ímpios fazendo
chacota de todos, todo o povo preferia ouvir os ímpios a ouvi-lo.
Enquanto ele andava preocupado com tudo, os homens maus estavam sempre
tranquilos, estavam cada dia mais ricos... não é motivo suficiente?
Asafe era o estresse em pessoa, e compreender esse tipo de coisa, era
demais para ele... até o dia em que entrou no Santuário do Senhor e
percebeu o fim deles...
"
Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;
até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles"
(v16,17)... Quando o coração se me amargou e as entranhas se me
comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à
tua presença.
Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos." (v21-28)
Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre. Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos." (v21-28)
Algumas pessoas são tão pobres e miseráveis, que a única coisa que possuem é dinheiro!
Fora da presença de Deus todas as coisas que o mundo oferece são
"fantásticas", "maravilhosas", "incríveis" e "desejáveis"! Contudo,
quando entramos na presença do Senhor, Deus do Universo, e sentimos a
presença do Seu Espírito Santo, todas essas coisas perdem seu valor, se é
que algum dia tiveram algum. A verdadeira prosperidade está na riqueza
de estar na presença do Rei dos Reis! É isso o que importa!
Bons Estudos!
Fernando e Isabella
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